terça-feira, 14 de julho de 2009

Ele conformou a vida ao mistério da Cruz do Senhor

Hoje, 15 de julho de 2009, faz um mês que o nosso amigo Gisley percorreu os passos da paixão, morte e ressurreição. Era noite de domingo, dia do Senhor, dia de festa, alegria e vida para tantos de nós. Possivelmente já havia celebrado a eucaristia, memorial atualizado da paixão, morte e ressurreição do Senhor. Não sabia, contudo, que horas depois, viveria realmente o que pela fé celebrara. Isso me faz lembrar as palavras que o padre ouve do seu bispo quando este lhe entrega o pão e o vinho no dia da ordenação: "Recebe a oferenda do povo santo para apresentá-la a Deus. Toma consciência do que vais fazer e põe em prática o que vais celebrar, conformando a tua vida ao mistério da cruz do Senhor". Foi isso que o Padre Gisley fez. Conformou e confirmou a sua vida ao mistério da cruz do Senhor.

Tive a oportunidade de conhecê-lo, conviver com ele, partilhar sonhos, dividir preocupações e angústias. Ao saber da notícia, fui para sua terra natal, Morrinhos, para acompanhar e viver com tantas outras pessoas, de diversas partes do Brasil, momentos profundos de comunhão, dor, lágrimas, saudades, recordações... Não foi fácil. Às vezes me perguntava: Por que tudo isso? Por que ele? Por que meu Deus? A juventude do nosso Brasil tão carente de gente que a ame, que lhe acompanhe e que diga a ela como é importante e querida mais uma vez tem que se mostrar forte e generosa. Lembrei-me de uma frase de D. José Mauro, bispo responsável pelo setor juventude, morto em um acidente automobilístico em setembro de 2006: "O mundo novo vai ter que passar pelo coração generoso e pela capacidade de luta da nossa juventude do Brasil. Beijo grande e vamos à luta!" No momento do sepultamento veio à mente o trecho de uma música: "Põe a semente na terra, não será em vão. Não te preocupe a colheita, plantas para o irmão."São palavras que nos ajudam a contemplar tudo isso aos olhos da fé em Jesus Cristo. São palavras que nos consolam, nos dão chão para continuar a missão.

Enquanto ocorria o velório, após uma das missas, D. José Luiz Bertanha (presidente da comissão do laicato da CNBB) e D. Eduardo Pinheiro (responsável pelo Setor Juventude da CNBB) pediram ao padre Sávio e a mim que ajudássemos, provisoriamente, na assessoria do Setor Juventude. Missão difícil...Pensei comigo: Pela juventude e pelo Gisley. É preciso continuar a luta, os sonhos. "A juventude quer viver!" De modo especial, fazer com que a Campanha contra a violência e o extermínio de jovens cresça e seja fortalecida. Este era um dos sonhos do padre Gisley. Por ele se entregava por completo.


Esta foto que coloquei para ilustrar é o modo como desejo guardar o Gisley em meu coração: simples, servidor, amoroso e solidário. Ela foi tirada na quinta feira santa de 2008, na comunidade de Nova Viçosa, Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Viçosa/MG, onde o Gisley viveu a semana santa.
Por ocasião de uma reunião que tivemos para conversar sobre as atividades do setor juventude tive que manusear a agenda que o padre Gisley usava para anotar os compromissos do setor. O marcador se encontrava no dia 12 de junho. Nesta página encontrei o seguinte poema com o qual termino este texto. Ao lê-lo, na sala onde o Gisley trabalhava, senti o coração acalentado e o desejo enorme de partilhá-lo com todos vocês...

Por estas tardes plácidas do campo,
- tardes azuis de firmamento escampo
Eu vou, través de longos carreadores,
Sentar-me num barranco, ermo e distante,
Sentindo o fresco aroma penetrante
Que vem da madressilva aberta em flores.

Paulo Setúbal

5 comentários:

  1. sabe quando o texto é tão profundo que agente fica sem palavras... pois é

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o seu blog! gostei mesmo!
    Abraço...

    ResponderExcluir
  3. ...Sentado num barranco, ermo e distante, com as pernas balançando, um sorriso reflexivo e olhar alegre, sentindo o aroma da madressilva aberta em flores; assim, bem assim, ele está.
    A foto e as tuas palavras enchem meu corpo de conforto e desejo de paz.

    Segue firme registrando as belezas e as feiuras da tua vida; essa é a tua arte.

    Um grande beijo de companheira, Tábata.

    ResponderExcluir
  4. Gisley permanece vivo na nossa luta contra o exterminio da juventude e em nossa coração.

    ResponderExcluir
  5. Que bacana! Há pessoas que marcam profundamente o nosso coração, obrigada pela partilha!
    Vamos semeando sementes para os irmaõs!
    Um abraço Pe. Wander!

    ResponderExcluir